23/07/2013 3:41 PM
Tesla S: Potência de um Porsche sem um pingo de combustível
4Road
Talvez os gadgets mais desejados e cobiçados pelos Big Boys são os que figuram na categoria automóveis. O modelo S da Tesla merece atenção e lugar especial nessa lista. Trata-se de um veículo movido totalmente a eletricidade, com autonomia de 480 kilometros e 416 cavalos de potência. Faz de 0 a 100km/h em 5,6 segundos o que é 1 segundo mais rápido que o Porsche Panamera GTS.
O interior do carro possui detalhes em madeira e acabamento em couro, e o sistema de navegação baseado em tablet de 17 polegadas instalado no painel, são toques sutis nessa sedã esportivo. Tudo é controlado pela tela sensível ao toque, o que reduz drasticamente a quantidade de botões no painel. As maçanetas são embutidas na porta e ao aproximar sua mão saltam discretamente.
Para ter um desses na sua garagem o preço anunciado para o Brasil, do modelo mais simples com autonomia de 257 km, é de U$ 57,4 mil sem impostos (aproximadamente R$ 228 mil considerando impostos e a conversão de moeda). O modelo mais completo, Tesla S Performance, e com a maior autonomia, custa U$ 87,4 mil sem impostos (aproximadamente R$ 348 mil considerando a conversão de moeda e impostos).
Pausa para momento CUN – Cultura
InÚtil NERD: Nos Estados Unidos, existe uma lei federal que concede U$ 7,5 mil em desconto nos impostos em qualquer carro elétrico; no Brasil ainda não existe lei especifica para esse tipo de veículo, sendo assim os impostos de importação e nacionalização beiram os 100%.
A montadora Tesla foi fundada por Elon Musk, também criador do Paypal e da SpaceX; esta última empresa foi a primeira a comercializar voôs espaciais. O design do carro é assinado por Franz von Holzhausen, ex Mazda, que recebeu a missão de criar linhas e traços esportivos sem o tradicional ar nerd de outros carros elétricos já existentes. A sede fica no Vale do Silício, o que naturalmente mostra a veia tecnológica da empresa.
Mais detalhes e informações sobre o carro, confira no vídeo de apresentação.
Comentários