24/05/2013 4:38 PM
Dia da Toalha e seus Gadgets!
4ALL
Todo dia é dia de alguma coisa! Temos o Dia do Índio, Dia dos Pais, Dia da Mulher, Dia do Programador, agora para você que nunca ouviu falar ou não sabe a origem, vamos dar um mergulho nas galáxias de Douglas Adams e tentar desvendar o polêmico Dia da Toalha, ou para alguns o Dia do Orgulho Nerd!
O porquê da Toalha explicaremos mais adiante, vamos começar apresentando Douglas Noël Adams, escritor de enquetes do programa de TV Monty Python, e entre outras coisas, autor da saga “The Hitchhiker’s Guide to the Galaxy”, ou traduzindo para o nosso idioma “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. A Saga compreende programas de rádio, uma série de 5 volumes de livros e um filme, sobre o pacato Arthur Dent que é salvo por um viajante lunático e convidado a pegar uma carona em uma nave espacial antes que o mundo acabe. Ficou curioso sobre a história? Pesquise, aposto que irá gostar!
Os integrantes de uma Sociedade Virtual chamada h2g2 (sigla de HitchHiker’s Guide to the Galaxy), destinados a construir um manual para a vida, para o universo e todo o resto, resolveram homenagear o autor logo após a sua morte (dia 11 de maio de 2001), essa homenagem atrasou um pouco, escolheram um tema que representasse D. Adams, e nada melhor do que um artefato que mereceu uma página inteira com inúmeras utilidades para um viajante espacial: A Toalha!
No dia 25 de maio de 2001, os integrantes pegaram suas toalhas e saíram pelas ruas exibindo as mais diversas formas de adorno. Desde turbantes, capas até cachecol, e adotaram, para os próximos anos, esta data como o Dia da Toalha.
A mídia resolveu adotar esse mesmo dia como o Dia do Orgulho Nerd, apesar de não ser adotado pelos Nerds, alguns dizem que esse dia foi escolhido por ser a estréia do Filme Star Wars. Mas quem conhece a origem correta, sabe e comemora! Entendedores entenderão!
Durante a viagem de Arthur Dent encontramos alguns gadgets que ajudaram os mochileiros em sua jornada, e resolvemos buscar na nossa realidade alguns gadgets atuais e substituí-los. Para aqueles que ainda não leram os livros, cuidado com os Spoilers!
Para avisar sobre a aproximação de uma espaço nave
Esse aparato foi utilizado pelo alienígena Ford Prefect para descobrir quando a Nave Espacial estaria se aproximando, também conhecido como Sensormático Subeta.
Nada como habilitar seu app do iPhone para informar quando um amigo está se aproximando do local em que você se encontra. O único detalhe é que você precisa escolher qual amigo configurar e para qual local específico.
Para pedir carona
Na Saga, os personagens podem pedir carona para qualquer nave apenas levando seu polegar com o anel homing ring.
Nada que o App Waze não possa nos ajudar! Através dele, você pode informar a sua posição para que um amigo passe para te pegar. Vale considerar que ele pode ou não aceitar mudar a rota!
Guia do Mochileiro
O grande responsável pelo nome da Saga, não explore nenhuma Galáxia sem ele e não entre em Pânico! A Enciclopédia comandada por voz onde traz todas as informações existentes no universo de forma rápida e prática. O Google Now não está longe de ser o seu Guia, pelo menos para as perguntas que já encontraram as respostas, além disso te ajuda a Não entrar em Pânico!
A Toalha
O objeto mais importante da saga dos mochileiro de acordo com capitulo 3 do livro:
“A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você, estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc. Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.” [trecho retirado do livro]
O que mais podemos esperar de uma toalha, nos dias de hoje? O que acham de guardar e carregar seus gadgets na toalha? E se ela estivesse equipada com caixas de som para você conectar seu iPhone? Se o guia do mochileiro fosse escrito hoje, certeza que seria uma de suas funções.
Babel Fish
Para entender o que os alienígenas falavam, Arthur Dent (personagem principal) precisou colocar em seu ouvido um tipo de peixe que se alimenta de ondas sonoras incompreensíveis e excreta traduz para nossa língua, hoje existe algo bem parecido com os apps de tradução e melhor ainda sem precisar colocar nada viscoso pelo ouvido. Dentre vários aplicativos no mercado, conhecemos o Google Translator, que possui uma funcionalidade de tradução simultânea através da voz, mas requer acesso a internet.
Pensando nisso, o Jibbigo lançou seu proprio tradutor onde você pode obter as traduções de voz mesmo offline (atualmente este recurso é pago).
A Faca Torradeira
Essa faca realmente surpreende, imagine um mini Sabre de Luz que além de cortar seu pão com uma perfeição incrível, ela aproveita e torra o pão em um só movimento!
Posso dizer que isso me lembra um sonho de gadget que me atrai pela simplicidade. A Toastie Knife que aquece para facilitar o simples ato de passar a manteiga no pão. Ideia genial, não?
Agradecimento especial ao Colaborador desse Post: Alan Prazeres
Comentários