20/12/2012 6:01 PM
Lumiblade: Uma lâmpada ultra fina, transparente e incrível.
4Home
A Philips esta em fase de desenvolvimento final de uma lâmpada plana e muito fina – apenas 1.8mm. Ela chama-se Lumiblade (Lâmina de Luz em tradução livre e adaptada) e estará disponível ao grande público em até 5 anos segundo a própria fabricante. O produto é tão recente que ainda não existe nem a estimativa de facada preço.
A tecnologia de emissão de luz utilizada é a OLED e é justamente ela que permite a espessura ínfima da nova lâmpada. Apesar de todos os avanços significativos que o produto apresenta seu tamanho máximo é de 12x12cm, pois ela usa o próprio material para emitir a luz, diferente das lâmpadas convencionais que utilizam gás e ou um filamento encandecido. Há o lado positivo nesse fato, sua temperatura máxima não passa dos 30c e tem vida útil média de 15 mil horas; quinze vezes mais que as incandescentes (amarelas tradicionais) e duas vezes mais do que as florescentes (brancas).
Pausa para momento CUN – Cultura inÚtil Nerd: Provavelmente você ouviu falar em LED – se não ouviu, mande um fax ou carta para nós contando em que mundo você vive – ou Light Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz em português). A composição dela basicamente são cristais que ativados por um impulso de energia emitem luz. Já a OLED, digamos a evolução do LED, é composto de material orgânico (“O” de organic). Na prática, imagine micro tubos que refletem luz e você estará olhando para a tecnologia LED. Agora imagine uma superficie inteira, praticamente lisa, que reflete luz por toda sua área quando estimulada elétricamente; essa é a OLED.
Tecnologia e Criatividade combinadas sempre resultam em coisas interessantes. Veja alguns protótipos criados pela Philips e parceiros selecionados que mostram o uso da Lumiblade no vídeo abaixo. Recomendo segurar o queixo com uma das mãos antes de apertar o play e esconder esse vídeo daquele arquiteto que sua mulher contratou para decorar o apartamento novo financiado em 360 meses.
Comentários