12/09/2012 10:14 AM
Utopia das ruas: Carros sem motoristas!
4Road
Já imaginou andar no meio da rua onde carros e pedestres convivem em harmonia? Carros sem motoristas transitando com ajuda de sensores de movimento e proximidade, desviando dos pedestres e mantendo a sua rota original? Parece um sonho, e não foge muito daqueles filmes futuristas em que assistimos há alguns anos tentando prever o futuro em 2015.
Para simular essa visão do futuro, foi preciso unir grandes empresas com muita imaginação e tecnologia. As empresas BIG, Kollision e a Schmidhuber + Partner prepararam um stand com uma superfície de 190 m2 tridimensional com LEDs para a Audi expor seu carro conceito na Design Miami em 2011. A tela gigante exibe uma simulação das ruas e calçadas se movendo como se o carro, posicionado sobre ela, estivesse em movimento. Ao mesmo tempo, os visitantes circulam sobre a tela e são monitorados por 11 câmeras Kinect do Xbox, posicionadas sobre todo stand. Isso tudo se transforma em um gráfico em tamanho real da interação entre as pessoas e o carro “em movimento”. Isso mesmo, sabe aquele gráfico de temperatura todo colorido, pode imaginar aquela mancha sob cada pessoa e o movimento do carro como os ventos dos gráficos da Previsão do tempo? Mais ou menos assim!
Com essa brilhante encenação, a estrutura apresenta Audi A2, por enquanto conceitual, mas logo em uma rua perto de você e sem motorista! A grande ideia é lançar ruas pavimentadas de uso misto em que pessoas e carros possam compartilhar sem barreiras, ou seja, sem a necessidade de calçadas. Isso é um projeto conceito da empresa BIG para o Prêmio 2010 AUDI Urban Future Award.
Voltando para nossa realidade, o stand foi equipado com um software de monitoramento desenvolvido na Alemanha e Dinamarca. A configuração flexível de espaços com câmeras Kinect alinhadas permitiu traduzir os movimentos nas imagens exibidas no painel de LED, a partir de uma série de cálculos precisos e vetoriais resultando em uma representação leve e brincalhona dos movimentos. Para completar a brincadeira, o movimento do carro é representado por setas que alteram sua trajetória em tempo real conforme o caminhar das pessoas.
Cá entre nos… esse pessoal nunca andou nas ruas de São Paulo e nem ouviu falar em motoboys… mas vamos torcer para essa ideologia tornar-se realidade, não é mesmo?
Se quiser saber mais sobre o conceito: kollision.dk/en/urbanfuture ou para outros projetos de mídia em arquitetura da Kollision: vimeo.com/album/1809263
Comentários