14/08/2012 9:00 AM
BMW Head Up Display: De olho na pista!
4Road
Como sempre as companhias automotivas mantendo o foco em tecnologia e segurança. Nada como manter seus olhos com atenção total onde devem estar: na pista. A BMW projeta as informações mais importantes no para-brisa do seu veículo, evitando dispersar a atenção nos demais visores.
O Head Up Display (sigla HUD) foi desenvolvido inicialmente para aeronaves com o objetivo de fornecer informações visuais ao piloto sem que este tenha que desviar os olhos do alvo à frente da aeronave.
Na BMW ConnectDrive o Head Up Display projeta a velocidade atual e instruções de navegação diretamente no campo de visão do condutor. Este display colorido inclui informações como avisos, mensagens e layouts de estrada, pode informar inclusive o limite de velocidade da via. Os motoristas também são avisados se estão saindo da faixa ou reconhecimento de pedestres pelo sistema BMW Night Vision.
A empresa utilizou uma fonte de luz intensa localizada dentro do painel de instrumentos e projeta através de um translúcido TFT (Thin Film Transistor) permitindo visibilidade de todas as informações em qualquer condição de iluminação, com posição ajustável conforme altura do motorista. Dessa forma, eles calculam que o tempo de assimilação das informações reduz em mais da metade, contribuindo para uma condução mais concentrada e focada. Já está disponível nas séries 3 e 6. Veja como funciona:
Claro que depois disso o próximo passo é o que vimos no filme “Missão Impossível – A Ameaça Fantasma” (Mission Impossible – Ghost Protocol) no carro conceito BMW i8. Tom Cruise Ethan dirige alucinadamente pelas ruas através das rotas traçadas pelo GPS, identificadas diretamente no para-brisa. Sem a necessidade de desviar o olhar, tinha todas as indicações no seu campo de visão, quase um Google Glasses.
Para comandar as funções praticamente holográficas, o ator não teve muita dificuldade, considerando que já tinha experiência do filme Minority Report, já a atriz Paula Patton devia estar treinada no Kinect, porque sua personagem Jane Carter mandou muito bem como copilota. Queria eu ter uma dessas para me ajudar a encontrar os caminhos! Como a realidade sempre copia os filmes, esperamos que não demore para a BMW implantar essa tecnologia em seus veículos!
Comentários